Razões para visitar Kiev na Ucrânia será o post inaugural da Ucrânia aqui na Viajoteca. Nem poderia ser diferente. Eu já estive na Ucrânia outras duas vezes (visitando Lviv e Odessa), mas nunca em Kiev. A Ucrânia é um dos países mais belo e mais visitado do Leste da Europa. A capital é a cidade mais bonita do país. Não preciso nem falar que me encantei pela cidade logo que coloquei os olhos nela. E olhe que a viagem apareceu de um dia para o outro, não foi nada planejada. Mas foi tão boa, que já quero voltar.
Então se você está procurando um destino de viagem verdadeiramente único, visite Kiev. A capital ucraniana é o lar de séculos de história e cultura. Após a Ucrânia tornar-se um país independente em 1991, Kiev por sua vez, tornou-se um local turístico popular para os viajantes da União Europeia que não precisam de visto para entrar no país, bem como os viajantes de (quase) todo o mundo. Brasileiros também não precisam de visto.
Razões para visitar Kiev na Ucrânia :
Acessibilidade
A Ucrânia é um dos países mais barato na Europa. Acredito que Kiev tenha sido a capital mais barata que eu visitei nos últimos anos. Acostumada com Paris, Kiev foi quase de graça. Por exemplo, o bilhete de metro dava cerca de 40 centavos de euro. A alimentação, raramente passava de 15€, e era muita comida e comida deliciosa. E o táxi (para o outro lado da cidade) nunca passou de 4€. Deixando claro que demos muita sorte com os taxistas. Pois já ouvi relatos de amigos que foram mega explorados.
Antigo e o Novo
Essa é uma das coisas que eu mais curto na Europa, de um modo geral. O novo e o antigo vivendo juntos. E em Kiev não poderia ser diferente. No centro da cidade, muitos dos edifícios estão caindo aos pedaços (literalmente), com seus centenas de anos, mas daí você vira e tchum, um prédio super moderno aparece.
Arquitetura
A arquitetura poderia ter entrado no antigo e o novo, mas não. Andando por Kiev, eu tive que me beliscar muitas vezes para acreditar que o que eu estava vendo era real. Cores, muitas cores. Ouro, muito ouro. E dias com céu lindo para completar a paisagem. Já tinha visto antes Kiev por fotos, mas não fazia ideia da beleza que é de se ver ao vivo.
Chernobil
Sem dúvida nenhuma, Chernobil foi a cereja do bolo. Dá medinho? Dá!! Mas vai com medo mesmo. Eu tenho um lado mórbido que muitos já conhecem. Amo visitar cemitérios, campos de concentração, … então há anos que eu estava ensaiando visitar Chernobil. Por duas vezes dei para trás, mas a hora finalmente chegou. Não vou entrar em detalhes, pois vai sair um post especial só sobre a minha visita a Chernobil. Só digo que foi mega emocionante e conflitante. Muitas lágrimas escorreram.
Cultura
Kiev é o coração da cultura do Leste Europeu. Historicamente, sempre foi uma inspiração para grandes talentos na arte, música, poesia e arquitetura. A cidade oferece uma grande variedade de eventos culturais e concertos. Você pode visitar a Ópera, teatros, museus, galerias e diversas exposições. Não esquecendo que as ruas transbordam muita cultura, com suas esculturas, prédios, artesanatos …
Para uma pessoa chatinha para comer como eu (e olhe que já evolui muito, nesses 10 anos de Europa), eu comi muito bem. Uma das coisas mais excitantes de visitar um novo país é conhecer a gastronomia local. E uma das grandes razões para visitar Kiev é poder experimentar todos os pratos típicos da Ucrânia, como o Borsch e Varenyky. Você os encontrará nos menus dos restaurantes locais.
Limpeza
Pode até parecer absurdo este tópico na lista. Mas é impossível não falar da limpeza na cidade. Kiev é uma cidade muito limpa, muito mesmo! Fiquei super impressionada de não ter encontrado lixo no chão, nem um papel de bala era fácil de se encontrar. Os moradores cuidam muito bem de suas casas, lojas, praças, parques …
Povo Ucraniano
É impossível não se encantar com o povo ucraniano. Eles são a simpatia em pessoa. Sempre com um sorriso no rosto, tentando ajudar, a humildade em pessoa. Muitos deles conhecem apenas algumas palavras em inglês, mas isso não impede eles de tentarem uma conversa. Muito amor por todos vocês.
Primavera
O inverno ucraniano é longo e frio, então quando a primavera chega é uma alegria. Eu já estive na Ucrânia no inverno, e para mim que amo frio e neve, foi o paraíso. Mas não posso negar que chegar em Kiev com sol todos os dias, temperaturas acima dos 27º, foi uma maravilha. Então, se você tiver a chance de visitar a cidade em maio / junho, você não vai se arrepender. A explosão de brotos verdes, árvores floridas e pessoas sorrindo vão aquecer a sua alma.
Mundial da UNESCO
Kiev tem 2 Patrimônios Mundial da UNESCO. A Catedral de St. Sophia e Kiev-Pechersk Lavra. Impossível não se emocionar vendo, você tendo religião ou não. Também terá post especial.lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com aReal Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.
CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :